NUTRIGENÔMICA

A nutrigenômica é a ciência que estuda a influência dos nutrientes na expressão dos genes e como eles regulam os processos biológicos. A nutrigenética, por sua vez, analisa o efeito da variação genética na interação dieta-doença, o que inclui a identificação e caracterização do gene relacionado e/ou responsável pelas diferentes respostas aos nutrientes.

De uma maneira geral, a nutrigenômica surgiu no contexto do pós-genoma humano, sendo seu foco de estudo a interação gene-nutriente, o que inclui também a nutrigenética. Assim, a nutrigenômica estuda os nutrientes e compostos bioativos dos alimentos que influenciam o funcionamento do genoma e as variações no genoma que influenciam a forma pela qual o indivíduo responde à dieta e aos seus objetivos como ganho de massa, definição muscular, perda de gordura.
Como sabemos muitas dietas e alimentos funcionam muito bem para algumas pessoas e para outras não. Com a avaliação Nutrigenética podemos, através do estudo dos genes dos pacientes, identificar como os nutrientes e compostos bioativos dos alimentos influenciam no metabolismo de cada paciente. São aproximadamente 20 genes avaliados que irão fornecer informações sobre o seu metabolismo de diversas substâncias (carboidratos, gordura saturada, gordura insaturada, álcool, cafeína, glúten, lactose, vitamina D, vitamina C, vitaminas do complexo b entre outras).

Também podemos identificar compostos bioativos e nutrientes que podem auxiliar na prevenção de doenças ou como auxiliares de tratamento.

Além do estudo Nutrigenômico também podemos avaliar o perfil genético de performance muscular e diagnóstico genético da predisposição a obesidade. Com todos esses dados baseados nos genes do paciente podemos aperfeiçoar e individualizar o balanço nutricional do paciente com uma abordagem totalmente individualizada baseada em seu próprio metabolismo. Podemos assim então potencializar a prevenção de doenças e maximizar a saúde;

...

...